como ser selecionado para uma avaliação de cliente oculto
Categorias:

Cliente misterioso: como ser selecionado?

Ei você, que acompanha a gente por aqui e sempre ouve falar em cliente oculto, já ouviu a expressão “cliente misterioso” também? É um sinônimo para cliente oculto, significa a mesma coisa: um cliente que de forma anônima consome um produto ou serviço! Mas mesmo você que já sabia muito bem o que faz um cliente misterioso, pode estar se perguntando o que faz a empresa selecionar um Cliente Oculto?

Pensando em como essa informação é importante pra vocês, resolvemos trazer  os principais fatores que são levados em consideração na hora de escolhermos o candidato ideal.

Definição de persona

Tudo começa, quando uma empresa interessada em amplificar a experiência do seu consumidor entra em contato conosco para realizar uma cotação. Logo que essa área comercial é feita, o cliente passa por uma reunião de Briefing onde ele define a Persona do seu negócio.

E o que seria a persona?  A Persona é basicamente a representação de forma fictícia do cliente ideal que consome os produtos ou serviços daquela empresa. Cada cliente tem uma persona, e geralmente ela é bem detalhada como, por exemplo:

Maria, 32 anos, mãe, formada em marketing e pós-graduada em gestão de negócios, atua como professora meio período e em seu emprego fixo é diretora de marketing, gosta de ler livros e ajudar em projetos sociais, nos finais de semanas gosta de degustar comidas exóticas, ficar com a família e praticar yoga.

Processo de seleção do cliente misterioso

Feito essa definição da persona é hora de colocarmos a mão na massa e é ai que começa o nosso processo de seleção interno do cliente misterioso.

1º passo

O 1° passo é abrirmos a visita em nossa plataforma. No campo “objetivo da visita” você vai encontrar a definição da persona ideal para aquela vaga.

É fundamental que você leve em consideração o que está escrito no objetivo da visita, e que você seja extremamente sincero ao se candidatar. Nunca se candidate para uma visita a qual você não tem perfil, pode ser frustrante pra você e isso pode ser prejudicial para a entrega do projeto ao nosso cliente. 

Exemplo prático:

Abrimos a vaga e o objetivo da visita é:

  • Pessoa que conheçam sobre a área de T.I e são especializadas em algum tipo de software de desenvolvimento;
  • Que tenham pelo menos 10 anos de experiência na área de T.I.
  • Que trabalhem atualmente na área de Tecnologia de Informação.

Agora, analisamos. A Maria (Persona que demos exemplo acima) seria a mais indicada para fazer a jornada de avaliação deste cliente?!

Com certeza não, e por quê?!  É bem simples, ela é da área de marketing, especialista em gestão de negócios tem vários hobbies, mas nenhum deles é voltado para a área de T.I e embora ela possa ter algum conhecimento nesta área, se for algo muito técnico ela de fato não conseguiria avaliar e isso definitivamente não seria uma coisa positiva para ambos os lados.

É importante lembrar que, quando um cliente faz a contratação do nosso serviço, ele quer foco total no cliente. Por isso é muito importante que você faça uma auto avaliação e pense: Eu sou mesmo o perfil dessa vaga?! Se sim, vá em frente e se candidate, com certeza vai ser um prazer ter você conosco.

Após analisar sobre a persona da vaga, chegou a uma parte super importante e decisiva do processo: a justificativa.

Se você ainda não é cliente oculto comece por aqui para entender como funciona o trabalho.

A importância da justificativa

Toda vez que você for se candidatar para uma vaga, terá a seguinte pergunta:

Por que você é o Cliente Oculto ideal para realizar essa Visita?

Você precisa ter em mente que essa resposta que vai determinar se você será escolhido ou não, neste momento utilize argumentos que fará com que a nossa área de seleção não tenha dúvidas e selecione você de primeira.

Entenda as regras par ser um cliente oculto aqui.

Exemplo prático:

  • I (Candidato) – Por que gosto da área de T.I.
  • II (Candidato) – Por que sou uma pessoa observadora e detalhista.
  • III (Candidato) – Por que sou profissional da área de T.I trabalho atualmente em uma empresa que tem mais de 150 funcionários sou o gestor da área, e atuo na profissão á mais de 10 anos, sou especialista em programação e desenvolvimento de softwares.
  • IV (Candidato) – Por que tenho experiência na área de T.I e gosto muito de ser Cliente Oculto.
  • V (Candidato) – Não tenho experiência na área de T.I , mas gostaria muito de uma oportunidade para participar desse projeto, sempre quis ser um Cliente Oculto.

Veja que recebemos 05 candidaturas para a Pesquisa que abrimos na plataforma, e todos que se candidataram colocaram as justificativas que foram apresentadas.

Entendendo o papel da persona

Vamos analisar novamente a persona da vaga que abrimos?!

Objetivo da Visita:

  • Pessoa que conheçam sobre a área de T.I e são especializadas em algum tipo de software de desenvolvimento;
  • Que tenham pelo menos 10 anos de experiência na área de T.I.
  • Que trabalhem atualmente na área de Tecnologia de Informação.

Relembrando essas informações, quem seria mais provável de ser escolhido?!

Com toda certeza seria o Cliente Oculto de n° III, ele está exatamente dentro do perfil, soube colocar a justificativa de forma detalhada e deixou claro sua experiência dentro da área que precisamos.

Mas ai, você pode se perguntar que os outros também poderiam ter a mesma experiência, só não relataram…

TCHAN! Ai está o grande X da questão, como iremos saber a capacidade dos outros Clientes Ocultos, e de fato saber que ele tem interesse em fazer parte se ele não teve o cuidado de enviar uma resposta adequada que fizesse levarmos em consideração escolhe-lo?

Não é possível descobrir as habilidades dos Clientes Ocultos, quais são suas especialidades e hobbies se eles não nos contarem, por isso é muito importa que ao redigir sua justificativa você seja o mais claro, sincero e correto possível, pois com certeza suas chances aumentam em 90% de ser escolhido.

Ah, e outro fator muito importante é que geralmente quando você vai se candidatar na visita você pode escolher a data em que quer realiza-la. A escolha e o cumprimento desta data são fundamentais para que você faça as avaliações dentro do prazo, seja um cliente oculto nota 10, e consigamos entregar ao nosso cliente o resultado dentro do prazo esperado!

E agora?

Agora que você já sabe como ser selecionado para as visitas, por que você não indica seus amigos e compartilha com eles esse artigo?!

Se chegou até o final desse texto mas ainda não é um Cliente Oculto cadastre-se agora mesmo na nossa plataforma.

Vamos juntos transformar experiências e tornar as compras ainda mais divertidas!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *