Deslocamento coletivo na pandemia
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O deslocamento coletivo e o mundo empresarial

No ano de 2020, a pandemia se instalou no mundo forçando toda a população a vivenciar o deslocamento coletivo, ação que a princípio gerou estranhamento e certas dificuldades na vida de muitas pessoas. A rotina de acordar, sair para trabalhar, se exercitar e voltar para casa se uniu, e sair de casa não era mais uma opção viável. 

A crise foi generalizada e não seria diferente no mundo empresarial. Com funcionários trabalhando de casa, diversos estabelecimentos fechados e uma baixa demanda em alguns setores devido ao lockdown. Muitas empresas sofreram, com a demissão de funcionários, fechamento de franquias e até mesmo extinção da marca. 

Entretanto, em meio a um desafio,  a reação vem à tona, forçando o empreendedor a pensar e buscar soluções viáveis para reviver o seu negócio. A aula de yoga virou sessão no zoom, a compra com consultoria online veio como opção, até mesmo shows e eventos se tornaram lives para conseguir suprir a necessidade do público de entretenimento e do artista financeiramente. Logo, uma nova maneira de viver a vida veio, de forma ainda confusa, é até hoje um desafio para quem empreende. 

Como o comércio reagiu diante ao deslocamento coletivo 

O espaço físico tem um grande poder em uma marca, uma vez que pode proporcionar experiências que o online não consegue. Tal fato exige que o empresário se inove nas experiências online, isto é, é necessário que a nova percepção de mundo seja entendida e que haja o feeling de vender uma experiência que antigamente seria realizada em uma loja física, online. 

O perfil do consumidor vem mudando ao longo dos tempos, principalmente devido a era digital. O consumidor atual é muito mais exigente, atencioso com os detalhes e politizado. Além disso, busca sempre estar bem informado e se atrai por inovações. 

Para conseguir explorar e atender ao perfil do consumidor atual, a marca precisa se atentar ao seu posicionamento no digital, de maneira que faça parte de causas importantes, de opiniões em assuntos necessários. Inove e seja atrativa para prender a atenção do consumidor e esteja não só na boca do povo, mas principalmente na boca dos influenciadores digitais. Ao entender como conversar e atrair o consumidor, a marca consegue a atenção do mesmo, cativando-o e protegendo o seu produto. 

Reflexos no dia a dia

Como reflexo do deslocamento coletivo, trabalhar, malhar, se divertir e viver em casa é uma realidade mundana. Empresas precisam ter em mente que promover ações que reforcem o ficar em casa garantem não só a satisfação dos clientes por estarem recebendo oportunidades confortáveis, mas o mais importante, a segurança da população.

 É sobre entrar na onda que está passando. Se o consumidor ficou mais crítico, o mercado ficou mais detalhado e esclarecedor. Se o consumidor não pode sair de casa, o mercado vai até ele, se o consumidor tem problemas, o mercado traz soluções. Saber acompanhar o fluxo mundial em todos os âmbitos relevantes, garante uma maior confiabilidade em sua marca, uma melhor relação com os clientes e o mais importante, segurança para a empresa.  

A sua equipe atualmente trabalha de home office, você tem o conhecimento se o seu cliente está recebendo a mesma experiência do que no presencial?

Se não sabe, chama a Seu Cliente Oculto para avaliar todos os pontos da sua empresa e a jornada do seu cliente!

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