como a pesquisa oculta pode ajudar empresas a melhorar o antendimento
Categorias:

Pesquisa oculta: vantagens de ter na sua empresa

Com as constantes mudanças do mercado, cada vez mais as empresas estão buscando mais qualidade para atender melhor e transformarem a experiência do consumidor. Por isso, trabalhos como o de pesquisa oculta estão sendo bastante procurados e aplicados nas estratégias das empresas.

Sempre reforçamos que o cliente é a alma do negócio, e conhece-lo bem é fundamental para garantir o sucesso do negócio. Partindo deste ponto, as pesquisas ocultas ou a metodologia de cliente oculto, como é comumente conhecida, tem sido um tipo de serviço muito recorrente procurado por diversas organizações, de micros empresários até multinacionais. A busca pela excelência tem crescido continuamente.

Como funciona uma pesquisa oculta?

A pesquisa oculta é realizada pelo Cliente Oculto e tende a se tornar uma das principais formas utilizadas por empresas a fim de avaliar a qualidade de seus produtos e/ou prestação de serviços para o consumidor. Os resultados dessa pesquisa oculta permitem que os envolvidos no processo, tenham uma visão ampla sobre os pontos de melhoria que o negócio precisa implantar. Os resultados são entregues em forma de plano de ação, prontos para serem colocados em prática. Além disso, os pontos fortes também são identificados e podem ser intensificados para ficarem cada vez mais frente à concorrência.

Como aplicar em um negócio?

Hoje no mercado existem inúmeras empresas que trabalham com pesquisa oculta. Para escolher a melhor empresa você deve avaliar pontos fundamentais. Alguns exemplos dos pontos que devem ser observados antes de contratar esse tipo de serviço são: o tipo de resultado que você deseja obter; a finalidade de estar realizando a metodologia de cliente oculto; definir bem a quatro mãos qual é a persona; e o que você espera.

Além disso, determinar o que é sucesso pra você no final de um ciclo de avaliação, e o que você pode considerar como fracasso, são pontos cruciais para garantir a eficiência da sua pesquisa.

Vantagens da pesquisa oculta

Vale ressaltar também que independente das necessidades ou as particularidades que cada empresa têm, a avaliação dos serviços é primordial para que haja um planejamento voltado para o sucesso do cliente. Os resultados coletados na realidade do seu dia-a-dia permitirão trazer auxilio em uma série de tomadas de decisões. Além disso ajuda na montagem de planos de ações e garante uma qualidade elevada no processo de ponta a ponta do seu serviço ou produto.

A metodologia de Cliente Oculto

O trabalho de pesquisa oculta gira em torno de um Cliente Oculto que será o responsável por coletar essas informações em campo. O pesquisador, ou cliente oculto como também é chamado, tem um perfil específico que se encaixa na persona do projeto e precisa atender aos requisitos da vaga.

Além disso, quando o cliente oculto é selecionado para realizar uma pesquisa oculta, ele precisa se “especializar” em cada passo que terá que seguir. Precisa desenvolver habilidades como: ser observador, detalhista e outras características essenciais para conseguir coletar o maior número de informações possíveis para enviar um relatório completo e bem detalhado.

Tipos de pesquisa oculta

De pesquisas online até pesquisas presenciais, com alta ou baixa complexidade, existem diferentes possibilidades de contratar os serviços de pesquisa oculta para uma empresa.

Leia também: Tipos de clientes ocultos e melhor momento para usá-los.

Já para o pesquisador, também existem inúmeras formas de ingressar no mercado de Pesquisador Oculto. Na maioria das vezes as pesquisas ocultas têm uma remuneração muito boa, que pode ser utilizada como renda extra. Existem aqueles que realizam pesquisas recorrentemente, várias vezes por mês, tendo essa atividade como renda principal.

Se a chave para o sucesso das empresas é o Sucesso do Cliente e a sua satisfação em alta, a chave do sucesso para um Pesquisador Oculto é a capacidade de observação, detalhes que ele consegue coletar e o cuidado com que ele desenvolve cada pesquisa a qual é selecionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *