aprenda a fazer orçamentos e planejamentos estratégicos para o próximo ano
Categorias:

Planejamento estratégico 2021 – 5 dicas para o empresário

Fim de ano é época de elaborar os orçamentos e revisar as metas. Ver o que deu certo e errado no ano de 2020, para fazer o planejamento estratégico 2021.

Em 2020 todas as projeções realizadas no início do ano em relação a PIB, câmbio e faturamento erraram. Era impossível prever uma pandemia em escala global que afetaria tanto a economia e todos os tipos de negócios.

Disso, foi possível tirar uma lição para o mundo dos negócios. É necessário e imprescindível se planejar.

Porque fazer um planejamento estratégico 2021?

Como ainda não sabemos como será o ano de 2021, quando toda a população estará vacinada, se ela efetivamente irá funcionar, será que é preciso e importante realizar um planejamento estratégico para o próximo ano?

Com certeza a resposta é SIM! Nesse cenário, a empresa que não tiver planejamento e uma estratégia bem definida terá muito mais dificuldade de “sobreviver” no mercado. Já vimos como funcionou em 2020 e não queremos passar por sufocos ainda maiores em 2021.

Por isso separamos 5 dicas para você montar o orçamento e o planejamento do ano que vem:

1 – Crie orçamento com cenários

Muito importante que a empresa não tenha apenas um orçamento fixo, principalmente nesse período de incertezas no mercado. É aconselhável ter um mínimo de 3 cenários: sendo um pessimista, um realista e um otimista. Em cada um, é importante ter simulações de receitas e despesas para que a empresa possa projetar como serão os indicadores e a atuação em cada cenário.

Como fazer?

Existem ferramentas interessantes no mercado que possibilitam realizar essas simulações, sendo algumas delas dentro do próprio ERP. Caso a empresa não tenha recursos também, é possível montar um modelo no Excel. Assim, os gestores podem utilizar para planejar e também para verificar se o que foi planejado efetivamente foi executado.

Falando sobre orçamento eu tenho uma pergunta para te fazer: Quanto do seu orçamento você dedica aos seus cliente? Essa resposta pode dizer muita coisa.

2 – Repasse todo o planejamento para a equipe

Não adianta ter um planejamento estratégico perfeito no papel, porém na prática não funcionar. A equipe precisa saber qual é ele e o que precisar ser feito para o alcance dos resultados. Para que o resultado ocorra, é necessário ter 100% do time engajado e ciente dos desafios e do que precisará ser feito para alcançar o sucesso.

Como fazer?

Nesse caso a empresa pode optar por repassar os dados mais estratégicos apenas para os gestores. Porém é importante realizar algum tipo de reunião ou evento envolvendo todos os colaboradores para que eles sintam motivados. Além disso, é essencial que todos entendam o motivo de trabalharem todos os dias do ano para alcançar tal objetivo, e com isso se sintam parte do desafio proposto.

3 – Crie metas desafiadoras, mas não impossíveis.

Nada desmotiva mais do que uma meta que é impossível de ser alcançada. Porém, ao mesmo tempo, ter uma meta baixa, joga a equipe para baixo e faz com que as pessoas não atinjam o máximo de seu potencial. Imagine uma empresa projetando faturar menos e lucrar menos do que no ano anterior? Com certeza nenhum colaborador se sentirá motivado em trabalhar nesse local. Então pensando nisso você pode criar metas de acordo com a realidade.

Como fazer?

Uma boa opção para criar metas, é puxar quais foram os indicadores em cada um dos meses do ano anterior. Usar como benchmarking dados de mercado, pesquisas realizadas e projetar um incremento com base em previsões econômicas e melhorias operacionais internas. Defina o valor que a empresa tem para investir em melhorias como automação, marketing e novas contratações. Isso também será um fator importante para alcançar resultados melhores no ano seguinte.

4 – Crie o planejamento baseado no propósito e nos valores da empresa

Independente do ano em que a empresa for atuar, seu planejamento estratégico precisa ir ao encontro da missão, visão e valores da empresa. Se ética por exemplo é algo crucial para a organização, não adianta criar estratégias ilícitas para alcançar o resultado esperado no ano seguinte. Isso iria contra tudo que foi construído durante toda a história da organização. Sendo assim, é importante planejar ações que reforcem os valores da empresa.

Como fazer?

Ao repassar o planejamento estratégico para toda a equipe, é importante frisar e realizar algum tipo de dinâmica para relembrar a todos os colaboradores o motivo de estarem na empresa. O que a organização quer entregar para a sociedade e como eles vão gerar esse valor também são pontos importantes de serem alinhados. O resultado precisa ser alcançado com consistência, se não, ele não será algo sustentável e consequentemente a empresa não irá atingir o seu sucesso.

5 – Monitore e revise periodicamente o planejamento

Talvez o mais importante de tudo seja esse quinto passo. O orçamento não é algo estático e deve ser revisto constantemente para que os desvios sejam analisados e corrigidos a tempo. Ao final de cada mês, é necessário realizar a apuração dos números e fazer uma análise vertical e horizontal da DRE da empresa (Demonstração do Resultado do Exercício) . Nessa análise, serão avaliados tanto a representatividade de cada conta ao longo do período, quanto também a evolução delas ao longo do ano.

Nesse caso, o orçamento e o planejamento deve funcionar como um ciclo de PDCA, e por isso a etapa de check é tão importante. É a partir dela que serão analisados os dados e os gestores conseguirão ter insights para realizar ações corretivas e corrigir o rumo da empresa no ano.

Como fazer?

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para monitorar os resultados. Neste cenário, entra uma ferramenta muito importante para avaliar se os funcionários da empresa estão aplicando na prática tudo aquilo que foi definido no planejamento estratégico: a pesquisa de Cliente Oculto.

Plano de ação em pesquisa de Cliente Oculto.

Você pode se basear em um plano de ação criado especialmente para direcionar uma empresa no que ela está precisando no momento. Este plano de ação vindo de pesquisas tem o poder de trazer resultados ágeis e práticos. Em metodologias de Cliente Oculto o plano de ação serve para direcionar mudanças assertivas. Ela pode atuar como complemento de uma consultoria ou de forma individual. É uma excelente forma de gerar resultados.

Você pode saber mais sobre pesquisa de Cliente Oculto aqui.

Mão na massa

Agora que você já está por dentro das dicas para ter um bom planejamento estratégico 2021, é hora de colocar em prática. Não deixe o tempo passar, siga as 5 dicas que foram apresentadas, tenha um orçamento equilibrado e sucesso certeiro na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *