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Como preencher o questionário do Cliente Oculto corretamente? 6 observações importantes!

Esse texto vai especialmente para os clientes ocultos que querem tirar nota máxima e serem chamados mais vezes para realizar o trabalho. Lembrando que quanto maior a nota que o Cliente Oculto recebe após uma avaliação, maior a probabilidade de você ser selecionado novamente para realizar pesquisas. Por isso, fazer um bom questionário de Cliente Oculto é tão importante.

Para começar, vamos aos passos de um processo de seleção até chegar ao feedback, nome “popular” que usamos internamente para referir ao questionário do cliente oculto.

O que é preciso fazer até chegar a fase do questionário do Cliente Oculto?

Primeiramente, é necessário que o Cliente Oculto faça o cadastro na plataforma. O segundo passo é a candidatura na avaliação de seu interesse, atentando aos pré-requisitos da vaga. Depois disso, é preciso esperar que o resultado da candidatura seja divulgado. Neste passo, você receberá um e-mail informando a aprovação ou rejeição.

Leia também: Cliente misterioso: como ser selecionado para uma avaliação?

Caso seja aceito, uma nova e importante etapa se inicia. Um treinamento é enviado via arquivo de PDF para que o cliente oculto possa estudar a sua jornada e saber ao certo o que precisará ser feito. Depois disso, um teste é aplicado. Atingindo a pontuação necessária neste teste, ai sim o cliente oculto tem acesso ao feedback (questionário do Cliente Oculto) e estará apto para fazer a visita.

Vamos então às dicas de como preencher o questionário do Cliente Oculto da melhor forma possível e ser bem pontuado.

1 – Ler o feedback antes da avaliação

Muitas pessoas fazem o teste na plataforma, tiram 100% e acreditam que já estão prontas para realizar a avaliação de cliente oculto, porém, o ideal é ler o feedback antes de realizar a avaliação. Além disso, é muito importante, pois você vai saber no detalhe todas as perguntas que tem que responder. Isso ajuda a memorizar os pontos a serem observados no momento da visita e evitar esquecimentos. Se tiver qualquer dúvida, você pode tirar ela com seu gestor de projetos antes da avaliação.

Outra dica importante é tirar um print do feedback e do treinamento em seu celular, para que caso haja alguma dúvida, você possa consultar durante a avaliação de cliente oculto de forma discreta. Isso é necessário principalmente quando se realiza uma avaliação com muitas perguntas. Nem sempre lembramos de tudo e dependendo do problema no preenchimento do feedback, sua avaliação pode ser desconsiderada. Por isso é importante entender bem como se comportar numa avaliação com compra para, posteriormente, preencher o relatório do Cliente Oculto de qualidade.

 2 – Realizar anotações durante a visita

Uma dica que muita gente utiliza é anotar as considerações importantes em algum lugar. Criar um grupo de whatsapp com você mesmo pode ser uma ótima ideia. Alguns usam também o bloco de notas do celular. Isso pode ser importante para você lembrar dos principais pontos, principalmente quando envolve nomes e informações essenciais para a visita.

Caso você vá com um acompanhante, ele pode ser seu grande aliado e te auxiliar a realizar todas as anotações sem que você possa causar algum tipo de desconfiança nos funcionários da empresa que está sendo avaliada. É muito importante ter cautela e não ser identificado.

3 – Perguntar o gestor de projetos em caso de dúvidas

O gestor de projetos está na empresa para te ajudar, portanto não tem nenhum problema você chamar ele para te auxiliar. É bem melhor você tirar a dúvida do que fazer algo errado. Normalmente, as empresas de confiança disponibilizam um número de whatsapp para que a comunicação seja ainda mais rápida e clara entre cliente oculto e empresas.

Caso algo aconteça de errado e tenha algum imprevisto, não deixe de ligar. Isso é importante para solucionar problemas urgentes que possam surgir durante uma avaliação.

Esse contato com gestor de projetos pode ser um grande diferencial na escolha da empresa de Cliente Oculto que você deseja prestar serviço.

4 – Separar um tempo para preencher o questionário do Cliente Oculto

O feedback é algo muito importante e que vai influenciar a vida das pessoas e as decisões estratégicas da empresa, por isso é muito importante ter um tempo dedicado ao processo para que as informações sejam colocadas corretamente.

Existem projetos que tem mais perguntas e por isso demandam um tempo maior, porém em média com 30 a 60 minutos você deve conseguir preencher um feedback bem completo e com um nível de qualidade bom para tirar uma nota 5!

5 –Seguir as dicas para ser um Cliente Oculto nota 5!

De forma resumida o que um cliente oculto precisa para se destacar é ser comprometido, detalhista, responsável e não revelar sua identidade. Além disso, ser verdadeiro e imparcial e cumprir prazos. Considerando todas essas características e entregando o questionário do cliente oculto completo e detalhado, você receberá uma nota. O máximo dessa pontuação é 5. Ou seja, se ao final você recebeu um 5, pode ficar contente que você fez tudo certinho e terá ainda mais chances de ser chamado para próximas oportunidades.

O português correto também é muito importante e bastante valorizada para trazer credibilidade ao feedback. Quanto mais completo ele estiver e com mais detalhes, melhor ele será pontuado.

6 –Revise tudo antes de enviar

Esse é um passo importante para tudo na vida. Temos que revisar para certificar de que não estamos cometendo nenhum erro ou deixando algum detalhe passar despercebido. No feedback essa revisão é importante para que não aconteçam divergências nas respostas.

Por exemplo: no momento do questionário, as perguntas aparecerão ordenadas para o Cliente Oculto. Normalmente, são perguntas abertas e fechadas. Primeiro você deve selecionar SIM/NÃO, ou NÃO SE APLICA, e depois responder o campo “Justifique”. Dessa forma, a justificativa deve estar de acordo com o que foi marcado na perguntas fechadas acima.

Explicando a opção “Não Se Aplica”

A opção “NÃO SE APLICA” deve ser marcada quando a pergunta não tem uma resposta direta, ou está condicionada a algum fato que não tenha acontecido. Por exemplo: você está avaliando um restaurante e uma das perguntas é a seguinte: O garçom recolheu o talher quando o seu caiu no chão e ofereceu outro logo em seguida?

Se o seu talhes não caiu, você não pode avaliar essa pergunta. Neste caso deve marcar como NÃO SE APLICA. No campo da justificativa, o cliente oculto deve explicar porque aquela pergunta não deve pôde ser respondida com SIM ou NÃO.

O feedback perfeito

Lembre-se que caso alguma pergunta no feedback esteja com divergência de informação, o Cliente Oculto será informado e terá que corrigi-lo. Isso influencia na nota que o Cliente Oculto recebe no final também

Agora que você já sabe como preencher um feedback corretamente e se atentou para os detalhes que devem ser observados durante todo o processo de candidatura, está na hora de fazer uma avaliação perfeita!

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