O que você precisa saber sobre retailment
Categorias:

Você varejista, sabe o que significa Retailment?

Retailment é um termo que vem ganhando destaque no mercado varejista  desde o ano de 2020, que junta as duas palavras do inglês: retail e entertainment, reter e entreter, respectivamente. Ou seja, o principal objetivo é proporcionar uma experiência imersiva para o usuário, que vai além da compra, gerando entretenimento e diversão para o cliente. 

O “Slow Sell” e sua popularização. 

“Slow sell”, é uma vertente importante do Reailment, que consiste em reter o cliente por mais tempo dentro da loja. E como fazer isso? Criar uma loja física que tenha um ambiente calmo, relaxante, agradável, no qual o cliente tenha prazer em visitar e passar um tempo, e, consequentemente, consumir mais no local. 

Outra estratégia utilizada dentro do “Slow sell”, é a criação de espaços “insta gramáveis”, que tem o intuito de despertar a atenção dos clientes. Uma vez que são planejados esteticamente para serem fotografados, promovem uma publicidade gratuita nas redes dos frequentadores do local, já que seu objetivo é de fato ir para o Instagram do consumidor. 

Compras online x Retailment

Com o passar dos anos, a pandemia e a rotina agitada, a tendência de realizar as compras online só vem crescendo. Você pode comprar o mesmo produto do conforto do seu sofá e receber na porta da sua casa. Então reter o cliente em lojas físicas é um desafio que lojas varejistas possuem, e é onde entra o conceito de retailment. 

O vender não é sobre a troca de produto e dinheiro. O que faz a diferença é educar o consumidor a entender a marca, a filosofia e assim se tornar um admirador, que acredite no que a empresa queira disseminar. E com o conceito de retailment, é possível promover a conexão marca e cliente. 

Retailment na prática

Existem grandes marcas mundiais que já utilizam esse conceito e obtém muito sucesso em suas lojas físicas. Como por exemplo, a Decatlhon, rede varejista francesa de artigos esportivos que ao chegar no Brasil trouxe consigo uma experiência bem diferente e lúdica

Lojas que praticam o retailment
Lojas que praticam o retailment

Além de possuir uma vasta gama de produtos, é possível que o consumidor teste as bolas, raquetes, pesos, com o auxílio dos vendedores que vão proporcionar a melhor experiência de compra possível, e também muito divertida. A ideia é que o consumidor tenha certeza de que está comprando o produto certo. 

Outro espaço conhecido mundialmente que segue a mesma ideia é a rede varejista Nordstrom, com uma filial em Nova York que possui um bar de coquetéis para servir os clientes, além de restaurantes e cafés, que são serviços enquanto as clientes compram. Além disso, é fornecido de conserto de sapatos e reuniões com estilistas renomados. 

Varejista em Nordstrom, exemplo de retailment
Varejista em Nordstrom, exemplo de retailment

Sendo assim, como tais exemplos, é possível concluir a importância da experiência do usuário, e como proporcionar um bom momento de compra pode ser positivo para sua marca.  

Falando em boa experiência do Usuário

Você já ouviu falar sobre a metodologia de clientes ocultos? É uma metodologia usada para avaliar a experiência dos consumidores com uma determinada empresa. Ao contrário das avaliações e pesquisas tradicionais, o cliente oculto é anônimo. Assim, selecionando um projeto de cliente oculto é possível conseguir ter todo um controle do ambiente interno e externo de uma empresa, se está sendo feito um bom trabalho e se a expectativa dos clientes estão sendo atendidas como esperado!

Vamos transformar experiências?!

Se gostou desse conteúdo deixe um comentário e volte para ficar sempre atualizado nas novidades do nosso Blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *